Notícias
CBH Araguari leva debate sobre recursos hídricos para Rio Paranaíba durante 2ª Assembleia Geral Ordinária de 2026
26/06/2026
Buscando levar suas ações para todos os municípios inseridos na Bacia do Rio Araguari, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) realizou, nesta quinta-feira (25/06), a 2ª Assembleia Geral Ordinária (2ª AGO) de 2026. O encontro foi sediado, pela primeira vez, em Rio Paranaíba, nas instalações da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A Plenária reuniu conselheiros titulares e suplentes, a Diretoria do Comitê e a equipe técnica da Abha Gestão de Águas - entidade equiparada que atende ao CBH Araguari. Na ocasião, foram debatidas pautas estratégicas para a região, como a participação em eventos, a criação de novos canais de comunicação, o Enquadramento dos corpos hídricos, entre outros assuntos de interesse do colegiado.
Para o anfitrião do município de Rio Paranaíba, conselheiro Adryan José, a Assembleia itinerante foi fundamental para ampliar o alcance do debate sobre as águas da Bacia . “Foi uma grande satisfação receber a Assembleia aqui porque ela permitiu que, juntamente à Prefeitura e à Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Rio Paranaíba, nós promovêssemos discussões relacionadas à gestão dos recursos hídricos na cidade. E isso cumpre diretamente o papel que o CBH de descentralização da gestão dos recursos hídricos”, pontuou.
A secretária do CBH Araguari e representante do município de Indianópolis, Adairlei Borges explicou que, para a Diretoria, conhecer de perto as demandas locais do município é prioritário para entender a realidade de cada região, uma vez que é nos territórios que as ações deliberadas pelo Comitê de fato ocorrem. “Ouvir os conselheiros sobre diversos temas relativos à proteção da água, à proteção da bacia do rio Araguari, é importante para que nós sejamos mais assertivos no investimento que nós fazemos nesses municípios”, explicou.
Participação em campanhas e eventos
A pauta do encontro incluiu a deliberação sobre o apoio institucional a campanhas e a representatividade do Comitê em eventos pelo Brasil. Os conselheiros aprovaram, por unanimidade, o apoio do CBH Araguari à Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Rurais, promovida pela ONG IMPAR e SIAMIG Bioenergia.
A Plenária também aprovou por unanimidade o custeio para a participação do secretário-adjunto, Hideraldo Buch, na 2ª Reunião Ordinária de 2026 do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH). Outro item aprovado foi o custeio para a participação do presidente do Comitê, Sylvio Andreozzi, no 5º Congresso Internacional de Engenharia Ambiental Luso-Brasileiro, decisão que contou apenas com a abstenção do próprio presidente, por ser parte interessada.
Além dessas agendas, os conselheiros deliberaram sobre a participação do CBH Araguari no 27º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que será realizado entre os dias 7 e 12 de dezembro, em Fortaleza (CE). Considerado o maior evento de gestão participativa de recursos hídricos do Brasil, o Encob reúne gestores, sociedade civil e academia para debater a governança das águas, mudanças climáticas e saneamento. Por unanimidade, a Plenária garantiu a representatividade da Bacia do Rio Araguari no evento.
Grupo de WhatsApp
Durante a assembleia, os conselheiros presentes também foram consultados sobre a viabilidade de criação de um grupo oficial no WhatsApp. O canal será um espaço dedicado à notificação de temas relacionados aos recursos hídricos, bem como ao acompanhamento ágil do andamento de eventos e ações promovidas pelo CBH Araguari.
O intuito da iniciativa é manter todos os participantes do "Parlamento das Águas" da Bacia do Rio Araguari devidamente informados sobre as políticas de uso das águas e as deliberações do colegiado, garantindo uma comunicação mais direta e transparente.
O Plenário demonstrou-se favorável à criação deste novo canal de comunicação. Contudo, alguns conselheiros pontuaram a necessidade de regulamentar o uso da ferramenta, estabelecendo diretrizes claras sobre os tipos de conteúdos e mensagens que poderão ser compartilhados, a fim de manter o foco nas pautas institucionais.
Manutenção de Entidade no Comitê
Durante a sessão, a Plenária do CBH Araguari avaliou o possível desligamento da Cooperativa do Desenvolvimento do Trabalho e Ação Social dos Bairros Congonhas, Amir Amaral e Cruzeiro da Serra Ltda (Coopercac). A conselheira titular da entidade, Patrícia Isabel Pereira Tolentino, apresentou as justificativas para as ausências anteriores nas reuniões do Comitê. As razões foram acatadas pela Plenária, que votou favoravelmente à permanência da Coopercac no colegiado.
Enquadramento na Bacia do Rio Araguari
O CBH Araguari segue empenhado em ampliar o debate sobre a classificação dos corpos hídricos na Bacia, levando a discussão ao maior número possível de eventos e municípios. Em Rio Paranaíba, não foi diferente.
Durante a AGO, o Comitê abriu espaço para que o analista ambiental da Abha Gestão de Águas, entidade equiparada ao Comitê e representante do Grupo de Trabalho de Revisão do Plano e Enquadramento do CBH Paranaíba, Flávio Roque, apresentasse o andamento atual das classificações dos cursos d’água na Bacia do Rio Araguari, bem como o diagnóstico e o prognóstico coletados.
Cabe ressaltar que o CBH Araguari tem dado ampla visibilidade, ao longo de 2025 e 2026, aos temas relacionados ao Enquadramento. Esse trabalho ganhou força especialmente com a escuta das comunidades locais em uma série de oficinas que reuniram o Poder Público, Usuários de Água e a Sociedade Civil em diversos municípios da região.
O Comitê segue ampliando o debate com os conselheiros e a comunidade em geral, uma vez que a construção conjunta, transparente e democrática é o pilar fundamental para garantir a preservação, a segurança e o uso sustentável das águas no território.
